RETINOGRAFIA
Os registros de imagem da retina e do nervo óptico são o objetivo básico da retinografia simples. A fotodocumentação pode ser obtida em diversos campos, e existem recursos atuais de captação panorâmica ou em composição automatizada de imagens com campos menores para observação de grandes áreas, permitindo comparações evolutivas de doenças de manifestação difusa.
A retinografia estereoscópica da retina pode ser realizada utilizando filme fotográfico (slide) ou papel, vídeos ou imagem digitalizada.
A retinografia constitui um dos exames complementares mais realizados. Os demais objetivos desse exame são:
- acompanhar a eficácia de tratamentos propostos;
- documentar anormalidades e evolução de lesões suspeitas ou evidentes na retina;
- auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças oculares por meio da análise direta ou correlação com outros exames complementares, como angiofluoresceinografia, angiografia, tomografia de coerência óptica, oftalmoscopia direta, indireta ou de varredura a laser.
Exame
Nesse exame, a pupila é dilatada e a pressão arterial é checada antes da realização do exame. Em seguida, são capturadas várias fotos que aparecem imediatamente no monitor do computador. Ao final do exame, que dura de 7 a 10 minutos em média, as imagens obtidas já podem ser analisadas para impressão. Dessa forma, as fotos mais importantes são impressas para a avaliação do médico.
Nesse tipo de exame, é necessário acompanhante. Há dilatação da pupila e, por isso, não devemos dirigir em seguida. Não é necessário jejum. A duração é de 1 hora em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.