ENTRÓPIO E ECTRÓPIO

Alterações palpebrais e qualidade de vida

Entrópio é uma condição onde as margens palpebrais apresentam-se invertidas, em direção ao globo ocular. O atrito dos cílios e também da pele sobre a corna e conjuntiva provoca sintomas irritativos e lacrimejamento, podendo chegar a quadros graves de ulceras perfuradas, inclusive com perda do globo ocular.

Pode ser congênito (por malformação dos tecidos das pálpebras inferior de um ou ambos os olhos) ou adquirindo que, por sua vez, subdivide-s e em involucional (senil) e cicatrizes (por queimaduras, tracoma, pênfigo, etc.., que na cicatrização levam a retração da conjuntiva e inversão de pálpebra)

O entrópio involucional ou senil acomete apenas a pálpebra inferior dos olhos e ocorre em cerca de 22% dos casos em nosso meio, em pacientes acima de 50 anos

Com a idade, em indivíduos predispostos, ocorre flacidez dos tecidos responsáveis Ectróplo ela estabilidade palpebral, levando-a juntamente com os cílios, a virar-se contra o globo ocular e assim provocar constante agressão a superfície do olho.

O tratamento é basicamente cirúrgico, realizado sob anestesia local, em regime ambulatorial, objetivando-se com base na fisiopatologia da doença, a reestruturação e o fortalecimento dos tecidos palpebrais, proporcionando normalidade anatômica e funcional .

Já o Ectrópio é uma afecção caracterizada pela inversão para fora da margem palpebral, acarretando exposição corneana e conjuntival e levando a conjuntivite crônica, inflamação da borda palpebral, ceratite, dor e lacrimejamento .

Pode ser: Congênito (raro, geralmente associado a outras mal formação congênitas) ou adquirindo, subdividido em involucional ou senil, e cicatricial , mecânico e paralítico.

O Ectrópio involucional ou senil, o mais importante, devido a sua alta incidência ocorre em pacientes predispostos, acima de 60 anos causando for flacidez e desinserção dos tecidos que estabilizam a pálpebras inferiores de um ou ambos os olhos . Acomete inicialmente a parte da pálpebra mais próxima do nariz , levando ao sintoma clássico de lacrimejamento.

Com o tempo, há envolvimento de toda a pálpebra, levando a constates sintomas irritativos, provocados pela exposição ocular e conjuntival . Em qualquer tipo de Ectrópio, o tratamento é cirúrgico, sob anestesia,local em regime ambulatorial e, assim como no ectrópio visa-se o fortalecimento e restituição anatômica e funcional da pálpebra.