Imagem relacionada

 

LENTES DE CONTATO

 

As lentes de contato, assim como, as cirurgias refrativas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, têm sido utilizadas como um recurso , para pessoas que necessitam corrigir sua visão, mas não toleram uso de óculos. Há no momento,cerca de 75 milhões de usuários de lentes de contato em todo o mundo, e mesmo com o avanço tecnológico permitindo correções visuais através das cirurgias refrativas, este número, de pessoas ainda encontra-se bastante significativo. Isto acontece, porque nem todos os pacientes que necessitam de correção ótica, poderão ser submetido à cirurgias refrativas, pois assim como nas lentes de contato, existem contra-indicações inerentes à cada paciente. Por outro lado, cirurgicamente falando, ainda temos o fator econômico, que ainda é ,na nossa atual realidade, o grande responsável pelo número expressivo de pacientes usuários de lentes de contato .
A ESCOLHA DA LENTE
Para escolher uma lente de contato adequada ao problema do paciente, é indispensável conhecer as expectativas do mesmo e os motivos que o levaram a tentar uma adaptação de lente . E isso se faz através de uma boa conversa durante uma consulta. Hoje, sabemos que existem lentes de contato sendo comercializadas em estabelecimentos comerciais, sem os critérios e os cuidados com a saúde ocular do paciente; por isso a importância da consulta e adaptação das lentes, com um oftalmologista.
INDICAÇOES
As indicações para o uso de LC:
-podem ser por: estéticas(pessoas que não gostam de óculos), cosméticas (por modificarem a cor dos olhos, disfarçarem cicatrizes), para correção ótica e recuperação visual,- e para uso terapêutico.
Sabido isso, é indispensável que o paciente faça o teste da lente de contato, pois assim como existem indicações, existem também contra-indicações ao uso da mesma.
TIPOS DE LENTES
Hoje existe no mercado lentes gelatinosas ou duras, e a escolha desta ou aquela vai depender do grau e do tipo do déficit visual que o paciente apresentar Também existem as lentes coloridas requisitadas principalmente por razões estéticas.
CONTRA INDICAÇÕES:
As contra indicações às lente de contato podem ser de várias origens, como por exemplo:
a)as de origem ocular:refere-se a pacientes com inflamações ocular, infecções agudas ou crônicas no olho, olho seco, glaucoma não controlado e intolerância psicológica ao uso da mesma b)as de origem geral:envolve pacientes que fazem uso de medicamentos que causam ressecamento ocular, pacientes com maus hábitos de higiene, e também pacientes cujo ambiente de trabalho tenha muita poeira, ou tenha clima muito seco (ex refrigeração.)
Por outro lado, muitos pacientes podem usar lentes de contato, sem apresentar problema algum. Mas para isso, é preciso saber o que é uma lente de contato e os cuidados pertinentes ao seu uso. Hoje muitas pessoas apresentam elevado interesse em continuar a fazer uso contínuo de lente, ao invés de optar por uma cirurgia, porque tiveram uma boa adaptação inicial com elas.Ou seja, sua indicação e orientação foram corretamente aplicada. Além disso, a lente de contato, permite que o resultado visual, possa ser modificado a qualquer momento, possibilitando assim que o usuário decida sobre o resultado que mais lhe convém.
Em resumo, podemos dizer que as lentes ainda são uma opção aos pacientes que por algum motivo não conseguem ter sua correção visual através de óculos ou cirurgia. Porém, o uso correto da mesma, sob os cuidados e orientações dadas pelo seu oftalmologista, são extremamente importantes, vistos que sem eles, você pode colocar em risco a saúde ocular dos seus próprios olhos.